Uma mulher de 35 anos morreu eletrocutada na tarde deste domingo (28) ao estender roupa em um varal feito com arame no bairro Portela, em Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, no extremo sul da Bahia.
Luzia Apolinário da Conceição estava em casa com o marido e os dois filhos quando o acidente aconteceu. Segundo testemunhas, ela encostou em um fio desencapado que estava em contato com o varal e recebeu uma forte descarga elétrica.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas ao chegar no local encontrou a vítima já sem vida. O corpo de Luzia foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Teixeira de Freitas, onde passará por necropsia.
Este é o terceiro caso de morte por eletrocussão envolvendo varal de arame na Bahia somente neste mês. No dia 4, Luzinete de Souza Oliveira, de 27 anos, morreu na cidade de Tapiramutá, na Chapada Diamantina. No dia 3, a fisioterapeuta Monalisa Nascimento, de 29 anos, faleceu em Andorinha, no norte do estado. As duas também estavam estendendo roupas quando foram atingidas por uma corrente elétrica.
A Coelba, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Bahia, alerta para os riscos de usar varais de arame, que podem conduzir eletricidade e causar choques. A recomendação é usar varais de plástico ou de madeira, que são isolantes, e evitar colocá-los próximos a fios ou tomadas.