A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), a partir da última quinta-feira (28), iniciou a convocação de todos os artistas para realizarem o cadastro Cultural, no Sistema de Informações e Indicadores em Cultura.
O cadastro tem o objetivo de traçar um panorama dos agentes, espaços, grupos e instituições culturais dos 27 territórios de identidade baianas.
O Diretor de Cultura, Eudes Oliveira Brito, que integra e representa o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia, disse que a PL1075 - Lei Nacional de Emergência Cultural Aldir Blanc, seguirá para votação no Senado e foi recentemente aprovada na Câmara Federal. "Estivemos, enquanto Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura do Estado da Bahia, em uma correria nos últimos dias pró aprovação da PL1075, Lei Nacional de Emergência Cultural Aldir Blanc. Conseguimos o primeiro passo, que foi a aprovação na Câmara Federal, agora segue para o Senado".
O Diretor ainda afirma que é fundamental o cadastramento dos artistas em todas as expressões: "Esse cadastro, claro, não garantirá o benefício emergencial de cultura, caso seja aprovado, mas facilitará, em muito, o acesso com esse indicador oficial", explicou.
A votação da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc está acordada para votação na próxima semana, por isso, cada integrante está realizando uma mobilização permanente de articulação com os Senadores, para que votem SIM pela Aprovação Integral do texto, que foi aprovado na Câmara, na última terça-feira (26).
A mobilização nacional é decisiva, neste momento, para aprovação e implementação da Lei!
Se você é um propagador de Cultura, acesse o link de convocação:
Passo a passo para o Cadastro.
Fonte: Depto de Comunicação
Por: Vanessa Silva / Ascom