Projeto de lei apresentado pelo deputado Jurandy Oliveira (PP) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) insere, no rol de grupo de risco da Covid-19 as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), durante o período da pandemia na Bahia. O TEA, explicou o deputado ao justificar a proposta, se caracteriza pela clara deficiência da comunicação e de interação social.
De acordo com o parlamentar, essa deficiência pode ser manifestada pela ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento; padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; por excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; e por interesses restritos e fixos.
“A vulnerabilidade emocional também é muito presente e, apesar de inteligentes, eles podem apresentar dificuldades para enfrentar as exigências e interações de uma sociedade comum, optando por isolamento em situações de frustração e stress”, afirmou Jurandy Oliveira, no documento.
Para o deputado, essa é mais uma das características que fundamentam e justificam que sejam inseridos no rol de grupo de risco para o enfrentamento da pandemia do coronavírus, que tem por premissa o isolamento social alterando, consequentemente, a vida emocional. “É relevante também destacar que a alteração da rotina causa transtornos inclusive porque as pessoas com TEA precisam de rotina como elemento de calma e organização evitando problemas”, concluiu o autor do projeto.
Fonte: Ascom