Reeleito para o 9º mandato consecutivo com 38.225 votos, nas eleições de 2014, o deputado estadual Jurandy Oliveira (PRP), está discutindo com seu partido a possibilidade de disputar a prefeitura de sua cidade natal, Ipirá, localizada no oeste baiano com certa de 59.352 habitantes segundo dados do último censo.
Pelo menos mais 17 deputados estaduais baianos já discutem a possibilidade de lançar candidatura nas eleições municipais de 2016. A quase um ano do pleito, os membros da Assembléia Legislativa da Bahia (AL-BA) já discutem as pré-candidaturas ao lado de prováveis concorrentes. Em Vitória da Conquista, por exemplo, três parlamentares podem disputar pela prefeitura: Fabrício Falcão (PCdoB), Herzem Gusmão (PMDB) e Zé Raimundo (PT) – o último administrou a cidade de 2004 a 2008.
Outro município com três postulantes é Feira de Santana: entre os ventilados estão Zé Neto (PT), José de Arimatéia (PRB) e Carlos Geilson (que deve anunciar sua saída do PTN para o PSDB). O tucano Augusto Castro é cogitado em Itabuna, enquanto Rogério Andrade (PSD) pode ir para Santo Antônio de Jesus. Ex-prefeitos, Joseildo Ramos (PT) e Hildécio Meireles (PMDB) devem voltar a disputar o posto respectivamente em Alagoinhas e Cairu. Ivana Bastos (PSC) discute uma eventual candidatura em Guanambi, enquanto o Pastor Sargento Isidório (PSC) se coloca como pré-candidato em Salvador.
O deputado Roberto Carlos (PDT), pode ir para Juazeiro caso o ex-prefeito Joseph Bandeira não resolva problemas na Justiça. Outros nomes citados são Gika (PT), em Serrinha; Jânio Natal (PRP), em Belmonte, Pedro Tavares (PMDB), em Ilhéus; e Vando (PSC), em Monte Santo.
Com informações: Jornal a tarde