Recentemente, a Redação do MedeirosDiaDia tem recebido uma série de informações relacionadas a golpes realizados por criminosos em diferentes redes sociais, contra moradores de Medeiros Neto. As estratégias são diferentes e vão desde pedidos de ajuda até anúncios de eletrodomésticos com preço muito baixo.
Uma moradora Medeiros Neto, de 24 anos, procurou o site para contar como foi vítima de um golpe nesta segunda-feira, dia 13. Ela conta que estava trabalhando quando abriu o Instagram e viu uma amiga anunciando microondas, geladeira e máquina de lavar, com preços muito atrativos.
Ela perguntou o valor e a forma de pagamento, iniciou uma negociação, mas disse que não poderia adquirir o eletro no momento. Em seguida, o golpista pediu ajuda para resolver problemas médicos com urgência, no valor de 200 reais. A vítima prometeu conseguir o dinheiro emprestado. Ao pedir o PIX, foi dito que a chave da dona do perfil estava com erro e iria utilizar de um primo.
Após ter feito o PIX, a vítima ligou para a amiga para perguntar se havia recebido o comprovante. Foi quando ela chorou ao descobrir ter sido a segunda pessoa a cair no golpe, poiso perfil na rede social havia sido raqueado. A moradora divulgou a situação em suas redes sociais e várias outras pessoas disseram já ter caído ou passado por alguma tentativa de golpe nos últimos dias. Ela não conseguiu cancelar a transferência.
Veja como se proteger no Instagram
Algumas dicas servem para o Instagram e também outras redes sociais:
1. Ative a autenticação de dois fatores
Funciona assim: sempre que alguém (incluindo você) tentar fazer login a partir de um dispositivo diferente, o Instagram vai solicitar um código, que pode ser recebido por SMS ou aplicativo de autenticação.
2. Mantenha seu número de telefone e e-mail atualizados
É sempre bom manter o e-mail e o número de telefone associado a sua conta devidamente atualizado. Assim, caso algo aconteça, o Instagram pode entrar em contato para ajudar a resolver o problema.
2. Fique de olho na atividade de login
Quando um novo dispositivo faz login com sua conta, o Instagram salva seu nome e a localização. Essa medida de segurança é bastante útil. Afinal, se algum aparelho desconhecido conseguir ter acesso ao seu perfil, a rede social mostrará esses dados, revelando até mesmo se ele está online no momento e permitindo removê-lo.
3. Use uma senha forte
Ter uma senha forte e longa diminui as chances de outra pessoa invadir sua conta. Claro que não é fácil decorar um monte de caracteres, mas é necessário.
5. Tenha cuidado com e-mails falsos
Para que sua conta não seja invadida, tenha muito cuidado com e-mails falsos. Isso porque diversas pessoas mal-intencionadas enviam e-mails se passando pelo Instagram para alertar o usuário que a conta precisa ser atualizada com novos dados.
Além dessas dicas, desconfie sempre de anúncios suspeitos e jamais realize a transferência ou depósito antes de verificar quem está solicitando ou o nome de quem estará recebendo.
Por: MDD