Um crime bárbaro chocou os moradores do bairro Cambolo, na cidade de Porto Seguro, na noite deste sábado (20). Um homem identificado como Márcio dos Santos Chagas, de 40 anos, matou a ex-esposa a facadas, após uma discussão dentro da casa onde eles moravam.
Segundo testemunhas, a vítima, Márcia Santos Carvalho, 33 anos, foi atingida por vários golpes de faca e correu para a rua pedindo socorro. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas chegou ao local e encontrou a mulher já sem vida.
Revoltados com o crime, alguns moradores da região agrediram o acusado com socos, chutes e pedradas. A polícia militar chegou rápido ao local e conseguiu evitar que ele fosse linchado. Márcio foi encaminhado ao Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde recebeu atendimento médico.
De acordo com a polícia, Márcio e a ex-esposa viveram juntos por cerca de 15 anos e tinham dois filhos. Eles estavam separados há alguns meses, mas ele não aceitava o término do casamento e, há 30 dias, também veio morar na mesma cidade, arranjando um emprego em um supermercado local.
A polícia informou que o acusado estava tentando se reaproximar da ex-companheira, ameaçando-a repetidamente, porém Márcia não o denunciou à polícia.
Femenicídio
O caso será investigado como feminicídio, que é o homicídio praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino. O Brasil é o quinto país com a maior taxa de feminicídios do mundo, com uma média de uma mulher morta a cada seis horas¹. A lei do feminicídio, sancionada em 2015, prevê o aumento da pena para os crimes de homicídio que envolvam violência doméstica ou discriminação de gênero.