A cidade de Caravelas, no sul da Bahia, pode ter uma eleição municipal sem disputa em 2024. Isso porque os dois principais adversários do atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito, Dr. Adauto (PSD), desistiram de concorrer ao cargo.
O primeiro a anunciar sua desistência foi o ex-prefeito Jadson Ruas (MDB), que governou a cidade entre 2013 e 2016. Ele alegou motivos pessoais e familiares para não entrar na disputa. Jadson Ruas era visto como um candidato forte, por ter uma base eleitoral consolidada e uma boa avaliação de sua gestão.
O segundo a jogar a toalha foi o pré-candidato Celson Ramalho (PP), sobrinho e apoiado pelo atual prefeito Silvio Ramalho (PP). Ele anunciou nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, que não mais irá concorrer à prefeitura de Caravelas. A desistência se deve à sua alta rejeição, que mesmo com o apoio do prefeito e da máquina administrativa, não conseguiu pontuar bem nas pesquisas.
Com isso, Dr. Adauto pode ser o único candidato a prefeito de Caravelas em 2024. Ele é o atual vice-prefeito, e se afastou da administração desde 2022 divergências políticas. (…). Sua candidatura conta com o apoio de lideranças importantes, a exemplo dos senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel.
Dr. Adauto vem liderando as pesquisas de intenção de votos desde o início do ano, com mais de 50% das preferências. Ele tem uma ampla vantagem sobre os demais candidatos, que não chegam a 10%. Ele também tem a menor rejeição entre os candidatos, com menos de 07%.
A desistência dos dois principais pre-candidatos evidencia a fragilidade política do prefeito Silvio Ramalho, que não conseguiu viabilizar um sucessor para sua gestão, que termina em 2024. Silvio Ramalho enfrenta uma série de problemas administrativos e políticos, que afetaram sua popularidade e credibilidade.
A eleição municipal de Caravelas está marcada para o dia 6 de outubro de 2024. Caso não haja nenhum outro candidato inscrito até o prazo final, Dr. Adauto poderá ser candidato único. Essa seria a primeira vez que a cidade teria uma eleição sem disputa na história.