Depois do mês de outubro, marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez de cuidar da saúde dos homens. O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde masculina. O mês foi escolhido porque 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Essa doença é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência, entre os homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Cerca de três quartos dos casos, em todo o planeta, ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando o problema é tratado logo após o diagnostico, ou seja, no início, os riscos de mortalidade são reduzidos. No Brasil, o câncer de próstata é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos neste grupo.
A próstata é uma glândula que só o homem possui. Está localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e tem papel fundamental na fertilidade masculina.
A partir dos 50 anos, o homem deve procurar um posto de saúde para fazer exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, freqüência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença, deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente.