No último sábado (19) o Pré-candidato a Prefeito de Itanhém Alex Chaves, do Partido dos Trabalhadores, reuniu mais de 500 pessoas na Quadra do Colégio São Bernardo, num evento de filiações partidárias. Oportunidade em que ele deu uma demonstração de que tem força de mobilização e viabilidade política para buscar a eleição em 2 de outubro.
A força de mobilização se estabelece pelo fato de conseguir realizar o maior evento da pré-campanha até o momento. Os demais candidatos têm feito eventos pequenos e com público menor, exatamente fugindo do atual momento da política nacional, mas Alex Chaves e suas lideranças, Rivelino, Dema, Rogério Lopes, Reinaldo, Josias Caetano, Alfim, e diversos membros das comunidades, conseguiram demonstrar que tem forte apelo popular na sua candidatura.
O grupo de Zulma (PMDB), que já foi à vice-prefeita e Secretaria de Saúde na gestão de seu pai Neco, ainda não realizou nenhuma movimentação pública. Piu Gazzineli, ex-secretário de Administração do Município em duas gestões, que também é pré-candidato pelo PP, fez o lançamento de sua candidatura no final de 2015, com presenças de lideranças estaduais e com menos de 200 pessoas.
Já a viabilidade política se materializou na presença de uma ampla base de sustentação formada por representantes de todas as comunidades, distritos e bairros da Cidade que lotaram as dependências do evento, caracterizando que Alex Chaves será o candidato do povo, independente dos Caciques políticos do município, mas com forte presença e reconhecimento junto à população.
Principal representante do Partido dos Trabalhadores na atual administração, Alex Chaves é vice-prefeito e o responsável pela elaboração dos projetos que a Prefeitura de Itanhém apresenta ao Governo Federal e Estadual que tem conseguido muito sucesso, comprovado pela imensa quantidade de obras e serviços que o município tem recebido nos últimos anos.