No último dia 28 de março, três amigos de Medeiros Neto, Márcio Dutra (Zémar da Coroa), Ronaldo Bozi e Gildásio Silva, embarcaram em uma jornada desafiadora para se tornarem os primeiros medeirosnetenses a subir e hastear a bandeira de Medeiros Neto no cume do Pico da Bandeira, o terceiro maior pico do Brasil.
A equipe de 30 pessoas, formada por patrulheiros de várias cidades do sul da Bahia, partiu de Teixeira de Freitas e chegou à cidade mineira de Alto Caparaó no dia 29 de março. De lá, seguiram para o Parque Nacional Serra do Caparaó, que faz a divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
A subida foi dividida em duas etapas, com uma parada para montar acampamento e descanso. Por volta de 1 hora da manhã (30), a equipe partiu para concluir a segunda etapa e alcançou o cume por volta de 4 horas da manhã. Como recompensa, testemunharam o nascer do sol mais espetacular sobre as nuvens.
Durante a jornada, os aventureiros enfrentaram várias adversidades, incluindo sol, chuvas, subidas, descidas, pedregulhos e frio de 6 e 5 graus. No entanto, mesmo com esses desafios, os três amigos realizaram seu objetivo: hastear a bandeira de Medeiros Neto no Pico da Bandeira.
O Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, é o terceiro pico mais alto do país. Acredita-se que a denominação "Pico da Bandeira" se deva ao fato de que, por volta de 1859, D. Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira do Império no pico mais alto da Serra do Caparaó.
A conquista dos três amigos de Medeiros Neto é um exemplo de determinação e espírito aventureiro, e serve de inspiração para todos aqueles que buscam desafios e superação.