Assentados ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), interditaram a rodovia BR-101, na manhã desta terça-feira, dia 26 de novembro, no acesso ao Assentamento Antônio Araújo “Araujão”, próximo à divisa entre os municípios de Prado e Itamaraju. Houve queima de pneus e galhos de árvores e a pista ficou parada nos dois sentidos.
Segundo Maristela Cunha, da direção regional do MST, a interdição, a exemplo de outros pontos da Bahia, foi a maneira encontrada pelo movimento para protestar contra o despejo de 700 famílias que estavam acampadas na região do Salitre baiano, entre os municípios de Casa Nova e Juazeiro. Cunha afirma que além do enfrentamento pelo direito à reforma agrária, os sem terra estão mobilizados e protestando contra a violência policial durante a expulsão dos acampados.
Ainda de acordo Maristela Cunha a interdição foi programada apenas para o período da manhã, mas não estão descartadas outras paralisações. “Já enfrentamos outros governos tiranos e não é esse atual que vai nos tirar o direito de luta pela terra”, falou.
Até por volta das 10h o congestionamento já atingia cerca de 15 quilômetros.
Por: TeixeiraHoje
(Com informações de Elenildo Gomes)