Na noite de domingo, dia 10 de novembro, por volta das 18h30, uma tentativa de homicídio chocou a cidade de Vereda. O fato ocorreu em um bar localizado na rua Padre Clodovil Piaza, no bairro Aluísio Civic – Portal da Cidade.
A vítima, Dernivaldo Lacerda de Oliveira, 62 anos, foi atingida por dois disparos que causaram perfurações nas costas. Após o atentado, Dernivaldo foi encaminhado ao hospital e maternidade Ana Lúcia Magalhães e posteriormente transferido para o Hospital Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, onde deu entrada em estado grave.
O autor do crime, Elizaque Novais da Silva, conhecido como Rabicó, fugiu em direção à cidade de Medeiros Neto. No entanto, a fuga foi breve. Guarnições da Polícia Militar realizaram um cerco na BA-994, entre Medeiros Neto e Vereda, mas Rabicó conseguiu evadir. Ele foi detido por volta das 20h, na avenida presidente Getúlio Vargas, no bairro Nova Teixeira, por guarnições da 87ª CIPM de Teixeira de Freitas.
Com Rabicó, foi encontrada a arma usada na tentativa de homicídio, um revólver Taurus com três cartuchos deflagrados e dois intactos. Ele foi encaminhado à sede da Coordenadoria Regional de Polícia do Interior – 8ª Coorpin de Teixeira de Freitas para oficializar o flagrante.
Elizaque foi ouvido e autuado por tentativa de homicídio e por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi recolhido para a carceragem e está à disposição da Justiça.
A motivação do crime seria uma briga de herança envolvendo uma casa que a mãe de Rabicó deixou quando faleceu. Na época, Dernivaldo vivia maritalmente com a mãe do autor, que foi encontrada morta dentro de casa. Dernivaldo alegou que ela teria falecido de um ataque cardíaco, mas Rabicó acredita que Dernivaldo teria envenenado sua mãe. A redação do MDD não conseguiu contato com o Departamento de Polícia Técnica de Teixeira de Freitas para fornecer informações que aponte a causa da morte.