X

Setembro Amarelo: CAPS de Medeiros Neto reforça atuação na prevenção ao suicídio

Setembro Amarelo: CAPS de Medeiros Neto reforça atuação na prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo é uma campanha que mobiliza diversos órgãos, nacionalmente, no intuito de promover ações contra o suicídio. Em Medeiros Neto, não é diferente.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura de Medeiros Neto, tem trabalhado durante todo o mês dentro da campanha, mas com uma atenção especial desde a pandemia.

Com o confinamento e outras condições impostas durante o período, foi registrado um aumento significativo de casos de automutilação e de depressão. Em resposta a isso, o prefeito municipal, Beto Pinto, empenhou dois médicos psiquiatras: o dr. Juliano Franco e a dra. Ana Paula Albino.

 

A coordenadora do CAPS, Kênia Mendes, explica que estar atento aos primeiros sinais é muito importante e que o indivíduo não pode se limitar a pedir ajuda.

Segundo a coordenadora do setor de saúde mental do município, diariamente pessoas buscam acolhimento no CAPS com pedidos de ajuda. “É um número expressivo e todos os esforços são feitos para que nenhum paciente fique sem atendimento. É um momento de reflexão para crescimento profissional e como pensarmos juntos para ampliar este trabalho”, disse.

Já a secretária de Saúde, Júnia Garcia, reforçou os sinais de alerta que os profissionais de toda rede precisam identificar. “É preciso ter empatia no atendimento e multiplicar a informação. Conhecer um pouco do que podemos perceber e passar para quem está próximo da gente”, ressaltou.

Em contato com a redação do MDD, o prefeito Beto Pinto disse ser um mês em que temos que valorizar o que há de melhor: a vida. “Às vezes aquele sorriso pode esconder uma dificuldade de alguém que precisa de ajuda e um olhar atento do profissional faz toda a diferença. Muito já foi investido na área da saúde mental e vamos buscar ampliar cada vez mais para que nossa população tenha um atendimento de qualidade”, afirmou.

Dentro do Setembro Amarelo, acontece no próximo dia 19, terça-feira, uma palestra no espaço Dom Hélder Câmara, a partir das 8h30, com a dra. Ana Paula Albino. Participe!

 

Por: MDD

Por: MDD
Envie uma notícia
Curta nosso perfil
WhatsApp