A Prefeitura de Nanuque, através da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um comunicado nesta terça-feira, 18 de setembro de 2024, informando a população sobre a notificação de oito casos suspeitos de Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, no município. Os casos foram notificados na quarta-feira, 11 de setembro de 2024.
De acordo com o comunicado oficial, os casos estão sendo investigados pelos setores de Vigilância em Saúde e Epidemiologia Municipal, que já tomaram as medidas necessárias para a coleta de amostras dos pacientes. As amostras foram enviadas ao Laboratório Estadual da FUNED - Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, para análise detalhada e confirmação da presença do vírus.
A Monkeypox é uma doença viral que tem causado preocupação global, e o município de Nanuque está em alerta, tomando todas as providências necessárias para controlar a possível disseminação da doença. No comunicado, a Prefeitura reforçou a importância da população estar atenta aos sintomas, especialmente o surgimento de bolhas na boca, nariz, genitais ou em outras partes do corpo. Qualquer pessoa que apresente esses sinais deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação médica.
Até o momento, a Secretaria de Saúde não confirmou se os casos são realmente de Monkeypox, aguardando os resultados das análises laboratoriais para esclarecimentos.
O que é Monkeypox?
A Monkeypox é uma doença viral transmitida pelo contato próximo com pessoas ou animais infectados, ou com materiais contaminados. Os sintomas incluem febre, dores musculares, calafrios e lesões na pele. Embora seja menos letal que a varíola humana, a doença ainda pode causar complicações, especialmente em pessoas com o sistema imunológico debilitado.