No final do mês de agosto, a prefeitura de Jucuruçu, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS realizou uma programação especial para as mulheres jucuruçuenses. Com o tema “Mulher: A Construção De Uma História”, o evento aconteceu no auditório Valdemar José Nogueira, com atividades em alusão ao Agosto Lilás, que simboliza o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
Foi um momento de muitas reflexões, com apresentação musical, exibição de vídeos e palestras com os técnicos do CREAS, profissional da saúde e depoimento de vítima de violência doméstica, que teve a coragem de realizar a denúncia contra seu ex-companheiro.
O assistente social André Caldas fez um breve panorama sobre o histórico dos direitos das mulheres no Brasil e, em seguida, o Advogado, Dr. Marconi Araújo, realizou uma abordagem suscinta sobre a Lei nº 11.340, a conhecida Lei Maria da Penha. Já a psicóloga Micheli Dias explanou sobre os cinco tipos de violência doméstica (física, psicológica, patrimonial, moral e sexual) e concluiu com os agravos, trazidos pela pandemia Coronavírus, na vida das mulheres que sofreram ou sofrem com essa problemática sociológica, pelo fato de passarem mais tempo com seus companheiros em casa.
A psicóloga apresentou uma mulher, vítima de violência doméstica, que teve coragem de denunciar o ex-companheiro e, nos dias de hoje, tem passado pelo processo de superação dessa violência. Mães solo ocupam um espaço de trabalho de grande relevância para o município e têm se destacado pela sua competência e profissionalismo, em ambientes eminentemente ocupado por homens.
Para finalizar as apresentações, os participantes tiveram orientações com a enfermeira Júlia Correia, que deu uma série de explicações sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST 's), muito pertinente para o espaço de construção de histórias, das mulheres do município.
O evento foi realizado em parceria das Secretarias de Desenvolvimento Social e da Saúde, e contou com as presenças da chefe de gabinete do executivo municipal, Cléia Sena, e da controladora interna do município, Ludmila Rocha.
Por: Jan Santos/Ascom PMJ