O prazo para atualização de informações no Cadastro Único (CadÚnico) termina nesta sexta-feira (14). Devem fazer o cadastro os beneficiários do Auxílio Brasil que estão há mais de dois anos sem fazer alteração.
Famílias que não atualizam o cadastro desde 2016 ou 2017 têm até 14 de outubro para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil e até dezembro de 2022 para impedir que o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) sejam cancelados.
Além disso, as famílias que não regularizarem a situação cadastral, podem ser excluídas do CadÚnico a partir de julho de 2023. Os beneficiários podem consultar o aplicativo ou o site do Cadastro Único para verificar se estão em fase de Averiguação ou Revisão Cadastral. O recado também aparece no extrato do Auxílio Brasil ou na conta de energia dos beneficiários do TSEE.
Se não houver mudanças desde o último cadastro é possível apenas confirmar as informações fornecidas diretamente pelo aplicativo do CadÚnico, disponível para Android e iOS, ou pelo site:https://cadunico.dataprev.gov.br. Também é possível atualizar o cadastro nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
É importante lembrar que apenas o cadastro no CadÚnico não é garantia de recebimento dos benefícios sociais do Governo Federal, como o Auxílio Brasil. Porém, o cadastro é um pré-requisito para que a inscrição nesses programas seja avaliada.
Por: MDD