X

Neoenergia está construindo rede de transmissão elétrica que ligará o ES à Bahia. Estator chega em Medeiros Neto

Neoenergia está construindo rede de transmissão elétrica que ligará o ES à Bahia. Estator chega em Medeiros Neto

A empresa Neoenergia S.A iniciou a construção de uma rede de transmissão de energia elétrica que vai ligar o Espírito Santo à Bahia, passando por Minas Gerais.

A previsão é que a empresa realize a interligação da subestação de João Neiva, no norte do Espírito Santo, às localizadas nos municípios baianos de Medeiros Neto, Teixeira de Freitas, Poções e Morro do Chapéu. Parte da rede de transmissão elétrica, cuja extensão total será de 1.091 km e potência de 300 mega-volt-amperes (MVA), também passará por quatro cidades de Minas Gerais e na região rural do município de Itanhém, próximo à cachoeira dos Catabrigas.

Neoenergia constrói rede de transmissão elétrica que ligará o ES à Bahia. Estator chega em Medeiros Neto
O prazo para a conclusão das obras da rede de transmissão e início de suas operações têm entrega prevista para 31 de março de 2026. De acordo com a Aneel, a previsão é de que a obra seja responsável pela criação de 4 mil empregos diretos no Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

A subestação de João Neiva será ligada diretamente à uma subestação que está sendo construida em Medeiros Neto, às margens da BA-994 (sentido Vereda), em uma linha de transmissão de 283 km de extensão, que passará também por outros 11 municípios capixabas: Pedro Canário, Montanha, Pinheiros, Boa Esperança, Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Águia Branca, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Colatina e Marilândia. Para isso, a empresa instalará um estator de energia, que chegou na cidade de Medeiros Neto na tarde desta quarta-feira (26).

Neoenergia constrói rede de transmissão elétrica que ligará o ES à Bahia. Estator chega em Medeiros Neto

De acordo com a Aneel, a finalidade da obra é expandir a rede básica da área sul da Região Nordeste, de forma a possibilitar o pleno escoamento das usinas já contratadas no Nordeste e ampliar as margens para conexão de novos empreendimentos de geração. Além disso, visa realizar ampliações complementares na região do extremo sul baiano, a fim de proporcionar atendimento elétrico de qualidade aos consumidores da região.

O Leilão de Transmissão ocorreu no ano de 2020 e a agência reguladora destacou que foi o maior certame daquele ano, no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal. Segundo a Aneel, ele encontrou ampla concorrência para todos os 11 lotes ofertados, com um deságio médio de 55,24%, o terceiro maior já verificado em certames de empreendimentos de transmissão realizados pela agência.

Ao todo, participaram do leilão 51 empresas, sendo 38 delas nacionais e as demais oriundas da China, Colômbia, Espanha, França, Itália e Portugal. Em alguns lotes, a disputa foi compartilhada por 19 proponentes. O certame conferiu às empresas vencedoras o arremate de 1.959 km de linhas de transmissão e 6.420 MVA de potência de subestações.

 

Por: Jan Santos

Por: MDD
Envie uma notícia
Curta nosso perfil
WhatsApp