A paciente Delcina Quirino dos Santos, 54 anos, moradora de Medeiros Neto, venceu a covid-19 e suas complicações após 170 dias de tratamento internada.
Familiares e amigos realizavam pedidos de oração constantemente e agradecem à equipe médica pelo cuidado e resolutividade empenhados em busca de sua recuperação.
Dona Delcina teve alta clínica na manhã desta segunda-feira (14), depois de superar um estado agravado da doença causada pelo novo coronavírus.
Natural de Medeiros Neto, ela é uma das colaboradoras de Missão Legionária da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Sua luta pela vida começou em 25 de dezembro do ano passado, quando sentiu os primeiros sintomas da covid-19.
Através de exames, ficou constatado que Dona Delcina tinha 80% do pulmão comprometido e, no dia 26, foi transferida para a Unidade de Pronto Atendimento de Teixeira de Freitas. Logo no dia seguinte, veio a necessidade de entubação na mesma unidade.
No dia 29, conseguiu uma vaga na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no hospital de campanha de Teixeira de Freitas.
Dona Delcina ficou 79 dias internada em unidade hospitalar, sendo 59 dias entubada.
Em 15 de março, ela conseguiu alta médica do setor de tratamento intensivo e ficou 3 meses sob cuidados do Programa Melhor em Casa de Teixeira de Freitas, tendo acompanhamento médico devido. Só nesta segunda-feira, 14 de junho, retornou para a sua casa.
Durante sua internação, Dona Delcina teve várias complicações, inclusive sendo infectada por uma das piores bactérias hospitalares: a chamada bactéria Pseudomonas, que quase lhe tirou a vida.
A equipe médica tentou inúmeros tipos de antibióticos disponíveis diante da bactéria multirresistente. E foi com a eficiência e dedicação dos médicos (conforme ressalta a família), que o medicamento apropriado foi descoberto e a bactéria desapareceu.
Ela teve também arritmia no coração, o que retardou ainda mais a sua recuperação.
‘’Foram semanas de muita luta e fé. Quero deixar meu abraço a cada um dos profissionais desta unidade, por todo o cuidado e o carinho que tiveram comigo. Creio no nosso Deus que todos internados possam ser vitoriosos, que saiam com vida", disse Dona Delcina ao vencer o coronavírus.
Por: MDD