A cidade de Vereda, recebeu neste final de semana (06 a 08/ 02), a caravana do Projeto Expresso Cultural do Extremo Sul. Composta por 30 artistas e oficineiros que realizam ações de intercâmbio, capacitação e atividades culturais, entre elas, oficinas de teatro, música, capoeira, acordeon, exibição de filmes e apresentações musicais.
A comitiva da Secult chegou á Vereda nesta sexta feira (06) na parte da manhã e ás 14 horas, deu-se inicio as oficinas de teatro, percussão e acordeon.
Um palco foi montado em frente á quadra de esportes, onde a prefeitura construiu uma belíssima praça com anfiteatro e estrutura não vista em nenhuma cidade do extremo sul da Bahia.
O prefeito Dinoel Carvalho acompanhado do secretário de educação Adilson dos Anjos, do diretor de cultura, Ricardo Martins, e do representante da SECULT Junieques Santos, fez a abertura do evento e aproveitou a oportunidade para agradecer aos presentes e ao Governo do Estado por estar proporcionando aos veredenses a chance de ver e mostrar a cultura da nossa Bahia e da cidade de Vereda.
"A cultura faz parte da história da nossa cidade, preservar a cultura é preservar a nossa história” disse o prefeito. O publico acompanhou a abertura do evento, e prestigiou as apresentações dos shows musicais e da apresentação de capoeira e teatro.
Adilson dos Anjos, secretário de educação, agradeceu ao prefeito Dinoel por proporcionar condições para que o evento acontecesse, e a Ricardo Martins, diretor de cultura que desenvolveu o projeto.
Segundo Adilson, mesmo sendo uma cidade pequena, Vereda já sofre com o aumento das drogas, isso preocupa as autoridades, por isso a secretaria de educação e o CRAS, dirigido pela primeira dama Zeunice Carvalho vem desenvolvendo oficinas onde os jovens aprendem e ocupam o tempo livre, uma forma de tirá-los das ruas.
Temos nossa identidade mostrada em nossa culinária, em nossa cultura e em nossas festas, de são João e São Sebastião”, disse Adilson, se referindo ao Arraiá da Curindiba, tradição na cidade.
Valdir Oliveira e o "Mundo da Arte” abriu a programação da noite. O Expresso Cultural fica até domingo na cidade onde promovem oficinas e apresentações culturais. "Uma cidade sem cultura é uma cidade sem memória”, disse o representante da SECULT Junieques Santos, em seu pronunciamento.