X

Estudantes da rede pública de Lajedão se destacam na Redação do Enem 2023

Estudantes da rede pública de Lajedão se destacam na Redação do Enem 2023

Dois jovens estudantes da cidade de Lajedão conquistaram destaque no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. Laysa Cunha dos Santos (@santoslaysac) e Ray Oliveira Campos (@raycampos___), ambos com 19 anos, são ex-alunos do Colégio Estadual Professora Neide Soares Borges (Cenesb), antigo Celem, e alcançaram a cobiçada marca de 900 pontos em Redação.

Ambos os estudantes tiveram toda sua trajetória escolar na rede pública de Lajedão e desenvolveram rotinas de estudo rigorosas, focadas em absorver conteúdos em sala de aula e com auxílio de videoaulas. Eles também praticaram estratégias de redação regularmente, seguindo as orientações de seus professores de português e redação.

Em 2023, o tema da redação do Enem foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. 

Laysa concluiu o ensino médio em 2022 e obteve 920 pontos, nota alta no Enem, que superou suas próprias expectativas. 

Atualmente, Laysa está cursando o terceiro período de Enfermagem, mas tem planos de ingressar em Medicina através do Sisu. Ela é apaixonada pela área da saúde e acredita que cuidar das pessoas vai além de um trabalho.

"Um dia eu li uma mensagem que dizia o seguinte: 'nunca é tarde para aquilo que é seu'. De fato, se você realmente quer alcançar o topo do seu objetivo, persevere na sua caminhada, faça um cronograma próprio e não se prive por achismo ou opinião dos outros, disciplina é a palavra-chave fundamental para a sua aprovação. Não é fácil e nunca vai ser, mas, 'se você tem disposição para correr o risco, a vista do outro lado é espetacular'". - Laysa, 19 anos.

Ray concluiu o ensino médio em 2021 e obteve uma nota surpreendente de 900 pontos na redação, superando sua própria expectativa e sua nota anterior de 880 pontos. 

Atualmente, Ray está finalizando o curso Técnico em Radiologia e tem planos de cursar Ciências da Computação e outros cursos ligados à área de Tecnologia da Informação. Ele tem interesse em várias instituições públicas e privadas e pretende ingressar no curso desejado através do Sisu ou ProUni.

"Seja curioso! Não importa o quanto estude e se dedique, enquanto não houver interesse verdadeiro pelo conteúdo, e não só pelo resultado, o aprendizado vai continuar desacelerado. Nós devemos gostar do caminho para apreciar o destino. Tudo chega no seu tempo. Seus planos não vão ser apagados se não conseguir os colocar em prática nesse ano ou no próximo. Se dedique, nada vem de graças, então se arrisque pelo que você quer independente de qualquer crítica." - Ray, 19 anos.

Por: MDD
Envie uma notícia
Curta nosso perfil
WhatsApp