Nesta segunda-feira, 13 de dezembro, com a água dos rios começando a voltar aos níveis considerados normais, a população de Medeiros Neto avançou no árduo processo de limpeza de casas e lojas do centro outras áreas.
Para o comércio, o prejuízo chegou à casa dos milhões em alguns estabelecimentos, mas ainda é difícil dimensionar um total das perdas.
A Reportagem do MedeirosDiaDia conversou com alguns empresários nas últimas 48 horas. Eles alegaram descrença de que algo tão catastrófica chegasse a acontecer.
O Supermercado Oceano, no bairro São Bernardo, tinha um estoque "para três supermercados", segundo o proprietário. Para ele, não há como dimensionar o prejuízo em números. Apenas o que representaria 20% do estoque foi recuperado.
Na rua São Salvador, três veículos que estavam no pátio de uma oficina para manutenção e o galpão foram levados pela água.
No Posto Glória e Posto Vip não há previsão para retornar ao funcionamento. Os danos vão desde as bombas e tanques à parte de escritório.
Vários prédios e residências da cidade estão passando por vistorias do Corpo de Bombeiros e engenharia da Prefeitura Municipal. Muitas casas estão sendo interditadas.
A ponte que liga o Centro ao São Bernardo foi liberada. Segundo engenheiros da Prefeitura, as avaliações serão gradativas, mas o tabuleiro da ponte suporta tráfego de veículos leves.
O secretário de Administração, Wilter Gomes, disse que, em breve, haverá um levantamento mais preciso dos danos. "A nossa equipe da Defesa Civil e dos Bombeiros tem percorrido a cidade para uma avaliação. Nós tivemos a visita do governador e ele prometeu ajuda no sentido de linha de crédito aos comerciantes", destacou.