X

Central do Samu nega atendimento e paciente com covid é socorrido em caçamba de picape, em Medeiros Neto

Central do Samu nega atendimento e paciente com covid é socorrido em caçamba de picape, em Medeiros Neto

Na manhã desta quinta-feira (20) diversas pessoas de Medeiros Neto expressaram sentimento de revolta, em grupos de WhatsApp, por conta de um áudio feito pelo cidadão, conhecido na cidade como 'Val Mototaxista'.

O áudio foi compartilhado por sua esposa, Elane Franco, por volta de 01:40 da manhã, como forma de pedir socorro a qualquer um que pudesse ajudar seu marido, diagnosticado com coronavírus, a chegar ao hospital.

Ela relatou que, naquele momento, 'Val Mototaxista' estava tendo crise de tosse e falta de ar, e que entrou em contato com a central do SAMU, que fica em Teixeira de Freitas, por volta das 22:40, solicitando uma ambulância para prestar socorro ao esposo, porém, segundo ela, o médico regulador que a atendeu não levou o caso a sério.

Como protocolo de atendimento, os técnicos da central do SAMU precisam identificar a emergência, coletar as primeiras informações sobre a vítima e, em seguida, a chamada é repassada ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. Desta forma, o problema não tem ligação alguma com a base do Samu em Medeiros Neto.

De acordo com Elane, o médico disse que estava com os resultados dos exames de Val em mãos e que ele estava bem. A mulher ainda tentou argumentar, dizendo que ele estava tossindo muito e com dificuldade de respirar, foi quando o doutor, irritado, a interrompeu dizendo: “Você quer saber mais do que eu que sou médico?”, sem entender o que estava acontecendo, ela ainda perguntou ao doutor quais exames estariam com ele em Teixeira, e ele finalizou: “Olha só, quem está falando com você que ele está bem sou eu, que sou médico”, e simplesmente desligou o telefone.

Logo depois do ocorrido, 'Val Mototaxista' ainda aguardou por algumas horas para ver se a crise passava, porém, não melhorou. Sem dispor de outra alternativa, ele gravou o áudio a seguir, que foi compartilhado em um dos grupos de WhatsApp do MedeirosDiaDia, a 01:40 da manhã.

“Ô gente, pelo amor de Deus, aqui é um pedido de socorro. Se manifesta aí no grupo, que eu tô diagnosticado aqui com coronavírus, e já ligou pro Samu e ninguém quer vir me buscar aqui não. Se manifesta vocês aí, pelo amor de Deus, que eu tô passando mal dentro de casa [SIC]”

Minutos depois do áudio ser compartilhado, "Val Mototaxista"  foi socorrido  ao Hospital Municipal de Medeiros Neto, na caçamba de uma picape Fiorino, sem em aparato nenhum de proteção, 'Val Mototaxista' teve que ser levado na caçamba do veículo.

De acordo com o último boletim, 'Val Mototaxista' está em cateter de oxigênio, a dois litros, e necessitava fazer uma tomografia de tórax hoje à tarde, mas, até o fechamento desta edição, não tínhamos sido informados sobre o resultado.

 

Por: MDD

 

 

Por: MDD
Envie uma notícia
Curta nosso perfil
WhatsApp