X

APLB Sindicato realiza encontro regional em Medeiros Neto

APLB Sindicato realiza encontro regional em Medeiros Neto

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, a cidade de Medeiros Neto sediou o Segundo Conselho Sindical Regional da APLB Sindicato, realizado pela Delegacia Sindical Vale do Sul.

O evento, que marcou o encerramento das atividades da entidade em 2024, teve como tema “Fortalecendo a Luta Sindical para a Proteção dos Direitos dos Servidores” e reuniu representantes de 23 municípios do Sul e Extremo sul da Bahia.

De acordo com a anfitriã do evento, Eliene Queiroz, diretora da Delegacia Vale do Sul, com uma programação abrangente, o encontro discutiu questões cruciais relacionadas à carreira dos trabalhadores em educação, como as conjunturas políticas, sociais e econômicas, além de estratégias para enfrentar os desafios impostos aos direitos da classe trabalhadora.

No primeiro dia, os participantes acompanharam palestras e debates conduzidos por especialistas. O professor Rui Oliveira, Coordenador Geral da APLB/Bahia, abriu os trabalhos com a palestra “Análise de Conjuntura: Implicações e Impactos nas Redes Municipais e Estaduais”.

APLB Sindicato realiza encontro regional em Medeiros Neto

Em seguida, o professor Noildo Gomes abordou os precatórios do Fundef e o programa Mais Educação, além de discutir o piso nacional dos funcionários das escolas e o pro funcionário. O dia foi encerrado com uma reflexão sobre a contribuição, apresentada por Brisa Ribeiro.

O segundo dia foi dedicado à educação integral e às condições para a garantia de direitos. O professor Marcos Vinicius discutiu conceitos e perspectivas para a educação em tempo integral, enquanto o advogado Nelson Moreno apresentou uma análise sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores em educação.

APLB Sindicato realiza encontro regional em Medeiros Neto

O evento também incluiu a conclusão do Plano de Lutas da APLB e a escolha das cidades que sediarão os Conselhos Sindicais de 2025.

O encontro foi coordenado por Conceição Muniz, diretora da Regional Sul, e Eliene Queiroz, diretora da Delegacia Vale do Sul, que destacaram a relevância do evento para fortalecer a união entre os trabalhadores e renovar as estratégias de enfrentamento. “Medeiros Neto recebeu com orgulho representantes de 23 municípios. Foi um momento importante para discutirmos e reafirmarmos nossa luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora”, afirmou Eliene.

Com mais de 80 mil filiados na Bahia, a APLB reafirmou seu compromisso com a defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores, encerrando o ano com um evento que simbolizou força e resistência frente aos desafios do cenário atual.

Por: Sigaanoticia
Envie uma notícia
Curta nosso perfil
WhatsApp