Nesta Quinta Feira, 16 de Abril de 2014, o Vice Prefeito Alex Chaves e o Secretário de Agricultura Rogerio Lopes, estiveram acompanhando os estudos de viabilidade para implantação de Dois poços artesianos em Itanhém.
Esta primeira etapa é realizada para que a CERB – Companhia de Engenharia Rural da Bahia, possa conhecer as comunidades e suas características e necessidades no acesso a agua potável.
O Secretário e o Vice prefeito protocolaram pedidos de poços artesianos para as comunidades de Santa Rita, Vitórios, Cocos, Córrego do Meio, Caatingueiros junto ao governo do estado através dos deputados Valmir Assunção e Maria del Carmem. Nesta primeira etapa foram realizados estudos para as comunidades de Caatingueiros e Córrego do meio que são as mais atingidas pela seca no municipio.
Para o técnico Clemenceau Ramos da CERB, que realizou os estudos, esta primeira etapa é importante para justificar para o governo a importância da agua para a comunidade.
Segundo Alex Chaves dados, como produção, número de pessoas e o estado de conservação das aguas e nascentes justificam que as comunidades estão necessitando da agua potável.
Para Nilton Soel, o popular Sossó, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Ponto Sifrônio, que representa a comunidade dos Caatingueiros, a falta d’água tem se tornado um problema para a comunidade na época seca, e o poço artesiano melhorará muito a qualidade de vida da comunidade.