link da rádio online
«
»
Logo
Publicado em 12/09/2018 às 08h56min | Autor: JAN SANTOS / ASCOM PMMN

Vídeo: II Mutirão de Cirurgias Eletivas começou em Medeiros Neto

O Mutirão é executado pela SESAB, em parceria com a Prefeitura de Medeiros Neto.
compartilha nas redes sociais:

Foi num clima de descontração que aconteceu o primeiro dos três encontros da triagem, para o 2º Mutirão das Cirurgias Eletivas, que começou nesta terça-feira (11), na Praça Gentil Aguilar (Praça do Bairro Aparecida), em Medeiros Neto, onde as unidades móveis estão estacionadas. O Mutirão é um programa do Governo do Estado, executado pela SESAB, em parceria com a Prefeitura de Medeiros Neto.

Após os pronunciamentos do coordenador do Mutirão das Cirurgias, Deleon Francisco, e do secretário de Saúde, Dr. Alex Serapião, de mãos dadas, equipe e pacientes, num ato de prece, fizeram a oração do "Pai Nosso”. Logo em seguida, sem mais demora, uma equipe, composta por mais de 50 pessoas, devidamente treinadas, começou o atendimento.

Para o primeiro dia, participaram pacientes das cidades de Itanhém, Jucuruçu e Medeiros Neto. Na quarta-feira, será a vez das cidades de Lajedão, Ibirapuã e até da cidade de Mucuri. Na quinta-feira, último dia, participarão pacientes de todas as cidades envolvidas.

Segundo o Secretário de Saúde de Medeiros Neto, a estimativa é de atender cerca de 660 pessoas, durante esses 3 dias de triagem. “O trabalho que estamos realizando hoje no município é um trabalho de ponta. Nós já realizamos seis Mutirões do Glaucoma, um Mutirão de Catarata, onde operamos mais de 100 pessoas, e estamos realizando o 2º Mutirão de Cirurgias Eletivas. Tudo isso é fruto do esforço da prefeita, Jadina Paiva, e do secretário de saúde, que vão buscar esses benefícios, junto ao governo do estado. Quero agradecer toda a equipe da SESAB, Secretário de Saúde do Estado, Dr. Fábio Vilas-Boas, e agradecer, especialmente, a equipe de Saúde do município de Medeiros Neto”, disse o secretário.

De acordo com o coordenador do Mutirão das Cirurgias, Deleon Francisco - o Tito, para ser participante do Mutirão, o paciente precisa ter o diagnóstico prévio do médico, mostrando a necessidade de realizar um dos procedimentos atendidos no Mutirão, como cálculo na vesícula, hérnia umbilical, inguinal ou epigástrica, histerectomia - que a retirada total do útero, bolsa de colostomia e amígdalas e adenoide. Ainda de acordo com Tito, esse ano o Mutirão traz novos procedimentos, como pediatria, para crianças de 4 a 13 anos, 11 meses e 29 dias, e tireoide, para pessoas de 14 a 65 anos.

Durante estes três dias acontece a etapa pré-operatória, onde os pacientes realizam exames de imagens de confirmação das patologias (exames de ultrassom, eletrocardiograma e raio x) passando por mais uma avaliação médica, onde já saem com a data, local e horário agendados para a realização das respectivas cirurgias.

Os procedimentos cirúrgicos começam dia 13 de setembro, na cidade de Teixeira de Freitas, com toda a equipe médica necessária, e o paciente já sai, no momento da alta, com atestado médico do INSS, relatório das cirurgias e toda a medicação do pós-operatório”, confirma o coordenador Tito.

As cirurgias serão realizadas a partir do dia 13 de setembro, no Hospital Regional de Teixeira de Freitas, com transporte e profissional de saúde, cedidos pela Prefeitura Municipal, para acompanhar os pacientes de Medeiros Neto.

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte endereço:  http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br


Fonte: Departamento de Comunicação

Por: Jan Santos / ASCOM PMMN

Fotos e vídeo: JBL Comunicação Digital


Comentários

Para comentar esta notícia é necessário entrar com seu login no FACEBOOK.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.